COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Românticos Tuberculosos


A tuberculose ou bacilo de Koch é uma doença respiratória relacionada ao alcoolismo, tabagismo, baixa resistência imunológica e condições precárias de vida - motivo pelo qual também é chamada de Doença da Pobreza.

Mas o que fazia caírem doentes os em sua maioria jovens poetas românticos, ao contrário do que se possa imaginar, nem sempre era a vida boêmia, mas antes a sua frágil saúde. Transtornados pela intensidade dos próprios sentimentos, definhavam de dentro para fora: alimentavam-se mal, dormiam mal e muitas vezes sequer acalentavam o desejo de viver.

• Álvares de Azevedo


A lista é grande. Não foram poucos os poetas - sobretudo os românticos - que morreram de tuberculose.

Manuel Antônio Álvares de Azevedo foi o principal herdeiro da geração byroniana na literatura brasileira. Morreu em 1852, aos 20 anos de idade.

• Casimiro de Abreu


José Marques Casimiro de Abreu, durante os seus dois últimos anos de vida, deixou-se dominar por um profundo pessimismo. Obrigado pelo pai a mudar-se para Portugal a fim de praticar o comércio, a melancolia   e a tristeza fizeram-no constituir na morte o seu maior desejo. Morreu em 1860, aos 21 anos.

• Soares de Passos


Antonio Augusto Soares de Passos foi o maior nome do Ultrarromantismo português. A tuberculose revestiu suas obras de aspectos mórbidos e pessimistas, como no célebre poema O Noivado do Sepulcro. Morreu em 1860, aos 34 anos.

• Júlio Dinis


Pseudônimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, principal representante da ficção campesina no romance português. Autor de As Pupilas do Senhor Reitor, foi motivado pela própria doença a formar-se em Medicina. Morreu em 1871, aos 32 anos.

• Castro Alves


Antônio Frederico de Castro Alves, o Poeta da Abolição, foi um dos principais líderes da campanha abolicionista-liberal. Parte de sua obra foi editada e publicada postumamente. Morreu em 1871, dois anos após amputar o pé direito por conta de um acidente, aos 24 anos.

• José de Alencar


José Martiniano de Alencar, notável ficcionista de romances históricos, indianistas e urbanos. Autor de obras como O Guarani, Iracema, Senhora e Cinco Minutos. Morreu em 1877, aos 48 anos.

• Cesário Verde


José Joaquim Cesário Verde, poeta português que demorou a ser reconhecido. Suas obras, entre o Romantismo e o Realismo e muito influenciadas por Charles Baudelaire, repudiam as tradições e só foram consagradas no período do Modernismo. Morreu em 1886, aos 31 anos.

Fontes
Assim Se Escreve... Gramática - Assim Escreveram... Literatura, Odilon Soares Leme, Stella Maria Garrafa Serra e José Albetoni de Pinho
Novas Palavras - Ensino Médio 2, Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário