COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

A Reforma Protestante


Foto retirada do filme Lutero, que conta a história e trajetória do monge que ficou conhecido por causar uma cisão na Igreja Católica, provocando a Reforma Protestante

• O poder da Igreja 

Durante a Idade Média, a Igreja Católica se consolidou, aos poucos criando pilares e ficando cada vez mais rica, firmando território sólido na Europa Ocidental. 
A hierarquia católica - padre, bispo, arcebispo, cardial e papa - tornou-se de extrema influência para a sociedade, muitas vezes como grandes senhores feudais. Enquanto isso, os pequenos clérigos não possuíam muitos bens, lutando contra a miséria. 
Mas, a Igreja  também tinha quase completo domínio sobre a vida espiritual e material da população, ganhando assim um certo poder predominante com todos os devotos. 

• Preço da salvação 

Os representantes pregavam que se você contribuísse, pagando as devidas indulgências (indulgência é o perdão que a Igreja oferece àqueles que se arrependem de seus pecados. Nos primeiros tempos, assumia a forma de penitência pública, autoflagelação, por exemplo. Nos séculos seguintes, as indulgências se transformaram em cartas vendidas aos fiéis), comprando relíquias veneráveis (pretensos pedaços da cruz em que Cristo fora crucifixado.) Somente tais coisas poderiam absorver seus pecados e garantir a salvação na vida eterna. Também era recomendado: 

- Jejuar; 
- Ajudar os mais necessitados; 
- Evitar relações sexuais, a não ser que estivesse ligado a procriação; 
- Não dizer ofensas que pudessem ser consideradas como blasfêmia ou calúnias. 

O povo acabou incorporando outros pretextos para garantir lugar nos céus, como: autoflagelações e peregrinações à locais considerados sagrados (Roma - onde se encontra os corpos dos apóstolos Pedro e Paulo -, Jerusalém - lugar no qual Cristo morreu -, e Santiago de Compostela - cidade que teria sido enterrado São Tiago.) 

Entretanto, como pode se imaginar, nem todos tinham uma mente fechada, fanática e crente em tudo aquilo que a Igreja Católica impunha. E foi a partir daí que surgiram pensadores humanistas que criticavam os abusos cometidos pelo alto clero - muitos dos mesmos foram acusados de heresia pela Igreja e condenados a morrer na fogueira. - 
De acordo com um desses intelectuais, Erasmo de Roterdã afirmava que era necessário que a Igreja se assumisse mais humilde e desvinculada dos bens materiais, conforme era proposto pelos ensinamentos dos evangelhos. 
Apesar da repressão, o movimento que ditava regras contra as práticas consideradas imorais, foi crescendo e ganhando força. O protesto ficou conhecido como Reforma, graças ao seu líder, o revolucionário Martinho Lutero. 

• Surge o desafiador 

Martinho Lutero (1483-1546) era um monge agostiniano que lecionava Teologia na Universidade de Wittenberg, na atual Alemanha. 
Quando, em 1517 no Sacro Império Romano-Germânico, desafiou a Igreja, outras pessoas sentiram-se motivadas a fazer o mesmo. 
Lutero propunha mudanças na Igreja de Roma. Suas propostas provocaram uma intensa transformação, nascendo assim a Reforma Protestante e respectivamente o protestantismo.
Em 1530, auxilado pelo humanista Philipp Melanchthon, Lutero redigiu a Confissão de Augsburgo, que constituiu a doutrina da Igreja Luterana. 

• O Protestantismo 

As promessas reformistas de Lutero se difundiram rapidamente. Entre seus princípios estavam: 

- A teoria do sacerdócio universal, segundo o qual, qualquer pessoa poderia interpretar os textos sagrados e ser ''sacerdote de si mesmo'', sem a necessidade de ter um representante para intermediar sua relação com Deus. 
- A tese da salvação pela fé, que rejeita as ideias da Igreja Católica com a crença da salvação pelas obras, especialmente as ''falsas boas obras'', pagas com dinheiro. 
- Abolição dos sacerdotes. 
- Eliminação dos sacramentos, isto é, das típicas cerimônias de benção, com exceção do batismo e da eucaristia. 
- Substituição do latim pela língua germânica nas cerimônias religiosas (já que foi Lutero que traduziu a Bíblia Sagrada do latim para o alemão, deixando disponível a todos que quisessem ler os santos evangelhos.) 
- Rejeição da hierarquia comum do clero católico. 

Ao desenvolver seus próprios conceitos e criar uma nova prática religiosa, Martinho Lutero provocou uma divisão, quebrando o potente monopólio da Igreja Católica. 
Porém, os conflitos e hostilidades  se prolongaram até 1555, ano em que o imperador assinou a Paz de Augsburgo, garantindo enfim, liberdade religiosa aos protestantes.

• Duas Teses de Lutero

''Deve-se ensinar aos cristãos que aquele que vê seu próximo padecer necessidade e a despeito disso gasta dinheiro com indulgências (...) provoca a ira de Deus.''
''Esperar ser salvo mediante cartas de indulgência é vaidade e mentira, mesmo se o próprio papa oferecesse sua alma como garantia.''

Fontes 
HISTÓRIA - Gislane e Reinaldo
Wikipedia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário