COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Opus Dei



Fundada em 1928 por São Josemaría Escrivá de Balaguer, a Opus Dei (em latim, Obra de Deus) é uma sociedade religiosa extremamente conservadora que incentiva o retorno aos antigos valores cristãos e condena a modernização da doutrina católica de acordo com a mentalidade do Terceiro Milênio.
Além da santificação no trabalho e nas realidades cotidianas, a filosofia tradicionalista da Opus Dei promove também conversões ao catolicismo, maior participação dos fiéis na Eucaristia, prática assídua dos demais sacramentos, difusão do Evangelho e iniciativas de solidariedade para com órgãos diocesados.

Simbolizada pela cruz cristã inserida em um círculo que representa a fé alcançando todo o planeta através das mãos de seus seguidores e hoje uma força global presente em 64 países, a Opus Dei enraizou-se na Espanha - mais especificamente em sua capital, Madrid - e acredita que o homem não deve procurar por Deus apenas dentro dos muros de uma igreja.
Com a publicação de O Caminho - 999 pontos de meditação para ajudar o devoto a realizar a Obra de Deus em sua vida, livro traduzido em 42 idiomas e com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, em 1934, Escrivá incentivou sacrifícios imensos por parte de seus simpatizantes em nome de Deus.

• Organização

Favorita do Vaticano graças à fidelidade de seus seguidores ao fundador da organização, a Opus Dei tornou-se parte da estrutura hierárquica da Igreja Católica em 1982, com a Constituição Apostólica Ut Sit. João Paulo II elevou-a ao título de prelazia pessoal do próprio papa e aprovou a canonização de Escrivá em 2002, apenas 27 anos após a sua morte - tempo indubitavelmente curto se levarmos em consideração que um processo de beatificação não costuma estender-se por menos de um século.
Estranhamente, a promoção da Opus Dei aconteceu no exato ano em que a organização fez uma suposta transferência de singelos 1 bilhão de dólares para o Instituto de Obras Religiosas (Banco do Vaticano), livrando-o de uma falência constrangedora.

O Concílio Vaticano II criou a figura jurídica das prelazias pessoais a fim de viabilizar missões pastorais específicas, nas quais leigos e sacerdotes trabalham todos sob a autoridade de um prelado.
Para designar o prelado - espécie de líder do qual dependem os fiéis para a realização de seus compromissos espirituais, formativos e apostólicos espontaneamente assumidos - convoca-se um congresso geral eletivo. Cargo vitalício, o prelado exerce-o através de conselhos, exortações, normas e preceitos.

Entretanto, além do prelado e de seu próprio clero (ou presbitério), a Opus Dei é constituída também por duas categorias nas quais estão subdividos os seus 85 mil membros: os numerários e os supranumerários.
Os numerários, quase sempre figuras proeminentes na sociedade, praticam com maior frequência a Disciplina e o celibato e correspondem a algo em torno de 30% da organização. Já os supranumerários, casados e profissionais de todos os gêneros, constituem família como um presente ao Espírito Santo e representam a busca pela plenitude em cada momento de suas vidas através da Obra de Deus.

Nas sedes residenciais da Opus Dei, as mulheres têm acesso aos edifícios exclusivamente por meio de uma entrada transversal e são mantidas acústica e visualmente separadas dos homens, limpam seus aposentos sem qualquer remuneração, dormem em assoalhos duros (enquanto os homens têm direito a esteiras) e submetem-se à mortificação corporal com o dobro de intensidade.

• Castigo Corpus Meum

A mortificação corporal é um ritual sagrado de união à paixão e à cruz de Cristo, e muitos santos a praticaram.

Objeto de grandes controvérsias, o cilício - cinta de couro cravejada por espinhos metálicos - costuma ser preso na coxa, próximo à virilha. Lembrança perpétua dos sofrimentos de Cristo, também ajuda a controlar os desejos da carne. Os homens utilizam-no por um período máximo de duas horas diárias, enquanto as mulheres, como penitência pelo pecado original de Eva, precisam utilizá-lo pelo dobro do tempo estipulado.
Outro método de mortificação previsto é a chibata, uma corda pesada e cheia de nós com a qual golpeia-se as próprias costas ou nádegas ao menos uma vez por semana.

Porém, a prática da Disciplina consiste não apenas em sessões de automutilação, mas também em atitudes simples que evidenciam a importância de cada pequeno detalhe da vida - como a renúncia a um copo de água no exato momento da sede, por exemplo.
Atuando como um dos mais sólidos alicerces da Opus Dei, há a chamada Sinceridade Selvagem: ato de um membro contar aos seus superiores segredos íntimos e cada mínimo pensamento que atravessar sua mente. Caso não o faça, supor-se-á que esteja mantendo confidências com Satanás.

• Deus é Brasileiro

A Opus Dei chegou ao Brasil em 1950, mais especificamente em Marília, interior de São Paulo. Hoje, reúne mais de 1.700 seguidores e está presente no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

• Os Números da Fé

Dos 85 mil membros da Opus Dei, 42.500 são mulheres e 98% são leigos.
São 19 mil sacerdotes e 20 membros diretamente ligados ao Vaticano - dentre eles, um cardeal e um responsável pelas relações públicas do papa.
Presente em 64 países de todos os continentes, reúne 1.600 fiéis na África; 47 mil na Ásia e na Oceania; 29.500 nas Américas e 49.200 na Europa.
.
Além das inúmeras instituições nas quais está envolvida, preside também 166 residências estudantis - nas quais estão matriculados mais de 35 mil alunos -, 15 universidades e sete hospitais.

Fontes
Opus Dei.org
A Verdadeira História da Opus Dei, Mark Dowd
O Código da Vinci, Dan Brown

3 comentários:

  1. Lu, nem preciso dizer q eu amei o texto né =D
    Parabéns!!! E posta mais imagens relacionadas! :*

    ResponderExcluir
  2. Então as mulheres se sujeitam a castigos mais intensos... A diminuição da mulher perante ao homem é característica comum de muitas religiões, ainda que de forma sutil. O fato das próprias membros da Opus Dei aceitarem essa degradação é especialmente notável. Será uma espécie de masoquismo? Algumas mulheres gostam de ser dominadas, até machucadas, esta punição dobrada que sofrem é curiosa... Claro que a justificativa "consciente" é o pecado de Eva, o famoso "pecado original". Mas o mito de Adão e Eva não será uma prova de que os povos inconscientemente denigrem o feminino? Parece que sim... Opus Dei, um grupo interessante... (Léo)

    ResponderExcluir
  3. A QUE PONTO CHEGA AS PRÁTICAS ESCONDIDAS EM FACÇÕES DA IGREJA CATÓLICA, MAIS ABSURDO AINDA É MANTER ESSE TIPO DE COISA ATÉ HOJE; QUANTO MAIS ME APROFUNDO EM INFORMAÇÕES SOBRE AS ENTRANHAS DA IGREJA CATÓLICA, MAIS HORRORIZADO EU FICO... QUE O DEUS VERDADEIRO NOS PROTEJA DA TAMANHA SANDICE CONTRA SERES HUMANOS LAVADOS CEREBRALMENTE.

    ResponderExcluir