COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Vaticano

.

Único Estado do mundo a ter seus portões abertos e fechados diariamente e também o menor, o Vaticano é a residência oficial do papa. Ocupa um quarteirão de 0,44 km² no centro de Roma e não é muito maior do que uma fazenda de médio porte.

Originalmente, Vaticano era o deus romano que "abria a boca do recém-nascido para que ele pudesse dar o seu primeiro grito, o primeiro choro", e também designava uma das sete colinas de Roma, onde erguia-se o Circo de Nero - arena construída pelo imperador Calígula e onde muitos mártires cristãos foram executados, entre eles o apóstolo São Pedro. De qualquer maneira, o termo latino vaticanus está relacionado à palavra profecia - no caso, Colina da Profecia.

• História


Bandeira do Vaticano

Desde o império de Carlos Magno (século IX) e durante quase mil anos, os papas católicos reinaram soberanos em praticamente todos os países da Península Itálica. Mas em 1870 (fim do século XIX), com a unificação italiana, as tropas do rei Vittorio Emmanuel II invadiram Roma e anexaram a cidade ao novo país que surgia.
O papado, que não reconheceu a unificação, considerou-se prisioneiro e a questão só foi resolvida durante o fascismo italiano em 1929, quando o ditador Benito Mussolini e o papa Pio XI assinaram o Tratado de Latrão. Além de reconhecer a soberania da Santa Sé - que representa todos os setores da Igreja -, o governo pagou ao Vaticano 1,75 bilhão de liras pelas terras tomadas.

• O Estado


Os portões do Vaticano são abertos e fechados diariamente pelos soldados  com o tradicional uniforme da Guarda Suíça

Símbolo do poder da Igreja Católica, o Stato della Città del Vaticano, em italiano - ou Civitas Urbis Vaticanis, em latim -, é uma monarquia onde o papa é o chefe religioso, executivo, judiciário e também legislativo. Seu idioma oficial é o latim e sua moeda é o euro.

Com uma população que não chega a mil habitantes, o Vaticano mantém relações diplomáticas com mais de 170 países e abriga apenas membros da Igreja e de sua guarda. Não há políticos ou militares.
Entre eles, estão cerca de 150 mulheres e 110 soldados - incluindo os da Guarda Suíça. Todos eles devem ser jovens entre 20 e 25 anos, católicos praticantes, solteiros e possuir ensino superior ou curso profissionalizante. Os salários são baixos e não há pagamento de impostos.

A Fábrica de São Pedro, que funciona como uma espécie de prefeitura, cuida da manutenção dos edifícios e da limpeza das ruas. Toda a renda do Estado provém do turismo, de donativos e dos investimentos de capital. Como qualquer outro país, o Vaticano tem direito (não exercido) a um exército e uma esquadra sob sua bandeira.

Os museus do Vaticano recebem cerca de 3 milhões de visitantes por ano, especialmente a atual Basílica de São Pedro (a original foi demolida por má conservação) e os afrescos inovadores, mais ainda ligados às tradições de Michelangelo no teto da Capela Sistina (onde normalmente acontece o Conclave), representando cenas do Velho Testamento.

Fontes
Nova Enciclopédia Ilustrada Ana Maria - volume 12

Um comentário:

  1. Legal ese post sobre o vaticano...mesmo ele escondendo várias coisas ,gosto dessa ponta cultural como a capela sistina!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir