COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Lobisomens



Figura mundialmente conhecida, o lobisomem é um homem capaz de se transformar em um lobo feroz durante a noite de lua cheia. Em algumas histórias, o homem que se transforma é vítima de maldição ou da mordida de outro lobisomem, tornando-se incapaz de controlar seus próprios atos; em outras, é um bruxo das trevas que decide pedir ajuda ao Diabo para realizar seus planos.
Embora raros, existem relatos de mulheres e crianças lobisomens. Em uma lenda medieval, os moradores de uma pequena aldeia se assustaram ao ver um lobo correndo pela rua principal para pular em um pedaço de carne pendurado para secar; errando o alvo, o lobo caiu dentro de um poço e, quando as pessoas olharam dentro dele, encontraram uma mulher nua e muito envergonhada.

• História e Licantropia


Werwolf, de Lucas Cranach der  Ältere (1512). Doenças mentais podem ter ajudado a criar o mito do lobisomem.

Na mitologia grega, conta-se que um tirano sanguinário chamado Licaón serviu a Zeus a carne de uma criança. Como punição, o deus furioso transformou-o em um grande lobo com traços humanos. É dessa história que provêm os termos licantropo, que também designa um lobisomem, e licantropia, um distúrbio psiquiátrico relacionado ao senso de identidade própria; nele, o paciente procura exprimir emoções de ordem agressiva ou sexual através da imagem de um lobo ou outros animais.
No século I d.C., o naturalista romano Plínio, o Velho, escrevia sobre essas criaturas como se elas realmente existissem.

Ao início da Idade Média, período em que crenças e lendas sobre o assunto criaram raízes culturais, o lobisomem podia ser tanto um vilão monstruoso quanto um santo ou personagem cômico. Uma outra lenda, francesa, diz que um nobre, ao confessar à sua esposa que era um lobisomem, teve suas roupas roubadas por ela e seu amante. Incapaz de retornar à forma humana sem elas, foi capturado como lobo e acabou se tornando animal e estimação do rei até que a verdade fosse revelada. No fim, a mulher e o amante foram banidos e o nobre saiu vitorioso - e vestido.

No século XVI, entretanto, a boa imagem dos homens-lobos desapareceu. À medida que a histeria provocada pela caça às bruxas ganhava força em toda a Europa, dezenas de pessoas foram condenadas e executadas sob acusações de canibalismo e assassinato em massa. Instrumentos de tortura ajudaram a obter confissões.
Na Inglaterra, onde os lobos entraram em extinção por volta dessa mesma época, as lendas são poucas. Mas na Europa continental, onde após o grande surto da Peste Negra no século XIV as terras que eram cultivadas foram abandonadas, os animais criavam um bom número de incidentes que logo seriam atribuídos aos lobisomens.

• A transformação

Livros medievais descrevem a transformação do bruxo em lobisomem: nu, ele esfregava em seu corpo uma mistura de raiz de beladona, sangue de morcego, potentilha , meimendro e fuligem. Em seguida, vestia uma pele de lobo e proferia seus encantamentos diabólicos.

Fontes
O Manual do Bruxo - um dicionário do mundo mágico de Harry Potter, Allan Zola Kronzek e Elizabeth Kronzek

3 comentários:

  1. "O nobre saiu vitorioso - e vestido." Rs
    Muito bom, o post, Lu.
    Agora faça um sobre os druidas, ou os Hobbits, ou todo o povo Celta antigo, com sacerdotes etc u_u

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post. :D Está bem completo e interessante!
    E também gostaria muito de ler um futuro post sobre o povo Celta antigo; a mitologia Celta.
    Acho um tema fascinante e quem melhor do que Luciana Nogueira para escrever sobre isso, não é mesmo? rs.

    (Carol aqui)

    ResponderExcluir
  3. Olá novamente!
    Passei para conhecer o blog (:
    Gostei muito desse post! Lobisomens são criaturas fascinantes, e é sempre interessante conhecer melhor essas lendas.
    Tenha uma ótima tarde! Bjos

    ResponderExcluir