COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Mitologia nas águas



Se procurarmos o termo mito no dicionário, pode ser descrito como: fato, passagem dos tempos fabulosos, tradição que, sob forma de alegoria, deixa entrever um fato natural histórico ou filosófico. Por final também sendo relacionado à coisa inacreditável e sem realidade.
Mitologia é um conjunto de mitos, baseados em histórias fabulosas dos deuses, semideuses e heróis da antiguidade.  

William Shakespeare (1564-1616), considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, por suas grandiosas obras, pensava que na vida de cada pessoa, surge uma maré que conduz à fortuna. Quem perde essa correnteza afunda-se no vazio e na tristeza. 
Na antiga Índia, a literatura era comparada com rios formados de histórias.
Os setes mares sempre despertaram curiosidade e principalmente a imaginação fértil dos seres humanos.
A modificação de cores, o
 movimento constante provocado pelo vento, ao mesmo tempo em que suas ondas calmas parecem ser acolhedoras, são imprevisíveis e às vezes, até mesmo mortais. Repleto de mistérios; poderia alguém controla-lo?  
E foi a partir daí que nasceram as criaturas que habitam as profundezas marítimas e seus respectivos contos.

• Poseidon


Na Mitologia Grega, Poseidon é o deus dos mares – irmão de Zeus (que por sua vez, é deus dos céus) e Hades (deus do mundo subterrâneo).
Maremotos são atribuídos à ira de Poseidon, que costuma atravessar o mar com sua carruagem puxada por cavalos-marinhos. O tridente encontrado em suas mãos tem o poder de criar ondas furiosas, gigantescas, fortes agitações e atrair terríveis tempestades.

• Kraken


Um polvo gigantesco e perigoso, considerado inimigo dos navegadores. Se ele chegar a atacar um navio, não tem como fugir de seus enormes tentáculos envolventes. 
Reza o mito que se esconde nos mares da Noruega e quando se sente ameaçado, solta uma tinta negra que escurece as águas, como próprio objetivo de defesa. Por isso, ''os inimigos'' não conseguem enxergar tal ser.

No segundo filme de Piratas do Caribe (intitulado como Piratas do Caribe: O Baú da Morte), a criatura aparece, colocando a vida do capitão Jack Sparrow em perigo por ter uma ''dívida'' com o comandante do navio Holandês Voador, Davy Jones. 
Depois de conseguir escapar das garras de Davy Jones e da perseguição de Kraken, Jack espera estar liberto, até que é colocando em uma armadilha e o Pérola Negra junto com o Capitão Sparrow, são arrastados para as profundezas do mar pelo polvo, que se ergue atrás dele e o devora ao final do filme.
Mas, os sobreviventes do navio partirão em uma futura aventura em busca de recuperar Jack, na sugestão de resgata-lo na pós-vida. 

• Sereias e Nereidas
 

Lindas mulheres com caudas de peixe, as sereias podem ser encontradas por todos os mares. São características por gostarem de crianças e muitas vezes, assumem sua forma humana para brincar com as mesmas na beira do mar. Quando se firma uma amizade entre esses seres diferentes realidades, a sereia pode passar a proteger a criança escolhida, surgindo em seus sonhos para alertar contra qualquer perigo. 
Dizem que o belo canto de uma sereia pode encantar e deixar um marinheiro ou qualquer outro homem, literalmente hipnotizado e apaixonado não somente por sua beleza, mas também, pela sonoridade perfeita que sua voz expõe. 

No curta de 1968 de Raoul Servais, chamado Sirene, uma triste e bonita história sobre o assunto é relatada. O que demonstra que os seres mitológicos ganham destaque em ficção e fantasias.

Já as 
nereidas são criaturas mágicas do Mar Mediterrâneo; belas jovens que flutuam sobre as ondas, interagindo com gaivotas e golfinhos.

• Nagas



Seres mágicos que as águas ocultam, segundo a tradição da Índia, tais criaturas podem assumir tanto a forma de uma serpente quanto de uma bonita jovem com cauda de cobra. Habitantes de cidades secretas submarinas; apreciam joias brilhantes.

• Dragões-marinhos 


Nos antigos mapas de navegação era comum encontrar os pontos de localização e indicações das cavernas de dragões-marinhos; espécies de serpentes imensas que vinham à superfície para respirar, o que acabava sendo uma ameaça para os barcos que estavam ao seu redor; eram destruídos por suas caudas.
Contam que o fundo do Mar Mediterrâneo escondia um dragão que jamais dormia ou repousava; outros não pereciam por serem guardiões de tesouros preciosos. 

• Furacões Fantasmas e Mar de Trevas

Maelstrom
é conhecido por ser um imenso furacão que ocorre no mar, engolindo e destruindo navios; surge na superfície como formato de um grande funil, emitindo um rugido que pode ser ouvido de longe, considerado um dos sons mais assustadores do mundo. 

Uma região onde podem ser encontrados os navios fantasmas desaparecidos? Mare TenebrosumUm lugar que não está marcado nos mapas, pois a zona não pode ser encontrada facilmente, já que surge do nada à meia noite e todos os navios que passam por ela, penetram nas trevas do mar sem ao menos dar conta, geralmente quando não há Lua nem estrelas no céu. 

Fontes  
Folha de S. Paulo/Folhinha – Histórias, sábado, 8 de janeiro de 2011. 

Google Imagens
Silveira Bueno – Minidicionário 

Wikipedia
We ♥ It

Nenhum comentário:

Postar um comentário