COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Síndrome de Cotard

"Estou morta. Não sou nada. Nunca serei nada. Estou completamente morta. Sou uma morta-viva; meu corpo é apenas poeira. Logo minhas pernas não me carregarão mais... Meus pulmões são de um cadáver. Podem me radiografar que não encontrarão nada. Dentro do meu corpo há apenas pó. Sou um cadáver que anda para que ninguém me enterre... Não há mais dinheiro para me enterrar. É preciso me jogar na vala comum. Sou um cadáver que anda, uma morta-viva, uma morta que ressuscitou três vezes. Sou imortal... Sou um cadáver grávido. Ando para alimentar o bebê, que também está morto. Engravidaram um cadáver... e eu estou muito, muito gorda."
.

Também conhecida como Delírio de Negação, a Síndrome de Cotard é uma raríssima patologia neuropsiquiátrica na qual o paciente acredita estar morto e putrefato, podendo chegar a sentir até mesmo o cheiro do próprio corpo em decomposição e vermes rastejando sobre ele. Além de dizer-se desprovido de sangue e órgãos internos, o paciente também consegue descrever em detalhes a hora e a situação de sua morte.

• Descoberta

Apresentada à Société Médico-psychologique (Sociedade Médico-psicológica) de Paris em 28 de junho de 1880 pelo neurologista francês Jules Cotard na sua obra Du délire hypochondriaque dans une forme grave de la mélancolie auxieuse (Do delírio hiponcondríaco sob uma forma grave de melancolia ansiosa, em francês) a partir do caso de uma mulher de 43 anos, casada e com filhos, que acreditava não possuir cérebro, nervos ou entranhas e negava a existência de Deus e do Diabo, a síndrome foi considerada uma nova espécie de depressão grave e psicótica - esta chamada Lipemania e proposta pelo psiquiatra Jean-Étienne Dominique Esquirol.

Em um trecho de sua obra, Cotard diz que a paciente pedia para ser queimada viva, suplicava para que abrissem suas veias, cortassem seus braços e pernas e abrissem todo o seu corpo para confirmar que seus órgãos não existiam mais.

• Características

E, realmente, a síndrome de Cotard consiste em um estado de melancolia e ansiedade com paroxismos de uma agitação maníaca, durante os quais a mulher gemia e se contorcia pelo chão, alternados com períodos de total imobilidade e mutismo.

Em síntese, o delírio de negação tende a surgir em pacientes com histórico de esquizofrenia e transtorno bipolar; seu conteúdo explicitamente niilista, ou seja, vazio, estabelece relações com um profundo estágio de depressão e também com a Síndrome de Capgras (na qual o paciente tem certeza de que todos à sua volta são clones impostores).

Exatamente como a Síndrome de Capgras, a Síndrome de Cotard é o resultado da desconexão entre as áreas fusiformes (que nada mais são do que todos os orifícios do corpo humano, desde os olhos até o ânus) e as estruturas límbicas que as reconhecem (como o septo, o tálamo e o hipotálamo, que estão relacionados às emoções). Como consequência, o paciente perde a capacidade de compreensão e exercício da fala, passando a negar não apenas seus órgãos internos, mas também a sua própria imagem refletida no espelho - que é descrita como "apagada e esmaecida".

• Comportamento

Por acreditar-se morto - e, muito frequentemente, imortal -, o paciente deixa de se alimentar, higienizar e relacionar com as outras pessoas. Neste caso, porém, a imortalidade deixa de ser um privilégio para se transformar em um eterno tormento; longe de ser a glória, é o horror. E, se alguém tentar lhe dizer que não está morto, ele provavelmente responderá que o outro também está cadavérico, mas ainda não sabe disso.

Enquanto que em estágios avançados o doente nega a existência do mundo e a sua própria, em casos mais leves pode manifestar-se um sentimento de angústia e desespero durante um quadro passageiro de transtorno depressivo unipolar. Mas, de uma maneira geral, a analgesia (completa ausência de dor física) e a automutilação são características muito presentes - e, embora raramente consiga consumar o ato devido ao seu total desequilíbrio, são inúmeras as tentativas de suicídio.

• Tratamento

O tratamento para a Síndrome de Cotard é feito à base de antidepressivos tricíclicos (que possuem este nome por causa da presença de três anéis de átomos em sua composição) e serotoninérgicos (à base de serotonina, substância química responsável pelo bem-estar) somados a sessões de Terapia Eletroconvulsiva (TEC, ou simplesmente choques elétricos).

• Outros casos
.

Alguns biógrafos dizem que Edgar Allan Poe, eminente poeta do terror norte-americano no século XIX, apresentava sintomas da Síndrome de Cotard em seus últimos meses de vida.

Além do primeiro caso descrito por Cotard, o próprio neurologista relatou o caso de um homem que, nas raras vezes em que conseguia dizer algumas palavras - e ainda assim com péssima dicção -, repetia que todo o seu corpo havia sido destruído e que restaram-lhe apenas os seus olhos - e que, portanto, não podia ouvir, falar ou mover-se. Há ainda uma outra mulher que vestiu-se com um sudário, pediu à família para que a enterrasse e, não tendo atendido o seu pedido, permaneceu deitada em seu caixão até que realmente veio a falecer.

Fontes
Dayse Stoklos Malucelli, psicanalista e mestre em Filosofia
Dicionário de Síndromes Blog
Terapia em Dia

5 comentários:

  1. O mundo é mesmo louco. Fazendo uma ressalva meio off-topic, eu adoraria ter podido tomar uma cerveja com um beberrão genial como o Allan Poe. As pessoas ainda falam em livre-arbítrio, eu fico pensando: quanto livre-arbítrio alguém que é vítima da Síndrome de Cotard tem? Parece que não é por escolha que a pessoa se sente um cadáver, parece que isso é a consequência derradeira de um estágio de alienação mental gravíssimo. A mente tenta se enganar, usa de artifícios, parece absurdo defender essa tese, mas... Ainda acho que a Síndrome de Cotard é um mecanismo de autodefesa, um recurso adaptativo. Não... Isto não me surpreenderia em nada. Ou pode ser uma reação ao mundo, pura e simplesmente. Enfim, fascinante e assustadora condição... (Léo)

    ResponderExcluir
  2. Oi. fiquei super curiosa. esse relato do inicio é de algum paciênte? ficção? pode me esclarecer?

    ResponderExcluir
  3. É o relato de uma paciente com a síndrome, cujo caso foi descrito em um estudo. Ela apresentava manifestações condizentes com o descrito pela primeira vez por Cotard.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa com essa síndrome depois que li a matéria "As 24 doenças mais raras no mundo", na revista Superinteressante.
    Realmente uma doença muito triste.

    ResponderExcluir