COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Os Vikings


Os vikings ficaram conhecidos pelo desenvolvimento de apuradas técnicas de navegação.

Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Igualmente conhecidos como nórdicos ou normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo.
.
A vida voltada para os mares também estabeleceu a pirataria como outra importante atividade econômica. Em várias incursões realizadas pela Europa Continental, os vikings saquearam e conquistaram terras, principalmente na região da Bretanha, que hoje abriga o Reino Unido. Cronologicamente, a civilização viking alcançou seu auge entre os séculos VIII e XI.
Na esfera religiosa, os vikings eram portadores de uma rica mitologia povoada por vários deuses sistematicamente adorados em eventos coletivos. Várias histórias envolvem a luta entre os deuses nórdicos ou o conflito entre as divindades e os gigantes. Odin era adorado como “o Deus dos deuses”. Thor era a divindade de maior popularidade e tinha poder sobre os céus e protegia o povo viking.
.
Com o processo de cristianização da Europa, ao longo da Idade Média, os vikings foram paulatinamente convertidos a essa nova religião. A dissolução da cultura viking acontece entre os séculos XI e XII. Os vários conflitos contra os ingleses e os nobres da Normandia estabeleceram a desintegração desta civilização, que ainda se encontra viva em algumas manifestações da cultura europeia.

• Mitologia Nórdica
.
Adoravam o Sol e a Lua. Acreditavam que o inferno era um lugar frio para onde eram levados os doentes e covardes. O Valhala (ou Walhalla) era a mansão dos heróis, lugar de clima ameno onde as valquírias lhe serviam hidromel. Fricco (ou Frey, O marido) era o elemento masculino do culto da terra. Magno Olsen, era o Deus do mar.

• Acreditavam que existiam ylfes, ou silfos

Odin, um dos três irmãos que criaram os seres humanos, com seus dois lobos Geri e Freki.

Landylfe: silfos da terra.
Waterylfe: silfos das águas.
Seeylfe: sylfos do mar.
Biegerfolks: anões que habitavam as montanhas.
Underjosdisk: povo que habitava o subterrâneo.
Koboldes: pequenos deuses.
Zogerdr e Irpa: gigantes que provocam as tempestades e os ventos
Loki: Deus do fogo
Odin: maior de todos os deuses, não criou o mundo, mas tinha autoridade suficiente para governá-lo.
Frigg, Frigga ou Freia: Deusa da fertilidade e da paz doméstica, mulher de Odin e mãe de Balder (uma versão germânica de Juno).
Balder: O mais belo dos deuses, morto por Hoder, deverá renascer no grand Ragnarok (crepúsculo dos deuses) para reconstruir o céu.
.
Ragnarok:
o crepúsculo dos deuses, cataclisma final onde muitos homens morrerão e os velhos deuses desaparecerão para que surja uma nova criação regenerada.
.
Thor:
Uma versão germânica de Hércules. Deus dos trovões.
Iord: Mãe de Thor.
Silf (a que alegra): Mulher de Thor.
.
Filhos de Thor -
Trudr: a força.
Magni: o poder.
Modi: a inteligência.
.
Odin não amava os pobres. Os guerreiros eram enterrados ou queimados com suas riquezas, exceto a parte que cabia por herança dos filhos.

Fontes
História do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário