.
A vida voltada para os mares também estabeleceu a pirataria como outra importante atividade econômica. Em várias incursões realizadas pela Europa Continental, os vikings saquearam e conquistaram terras, principalmente na região da Bretanha, que hoje abriga o Reino Unido. Cronologicamente, a civilização viking alcançou seu auge entre os séculos VIII e XI.
Na esfera religiosa, os vikings eram portadores de uma rica mitologia povoada por vários deuses sistematicamente adorados em eventos coletivos. Várias histórias envolvem a luta entre os deuses nórdicos ou o conflito entre as divindades e os gigantes. Odin era adorado como “o Deus dos deuses”. Thor era a divindade de maior popularidade e tinha poder sobre os céus e protegia o povo viking.
.
Com o processo de cristianização da Europa, ao longo da Idade Média, os vikings foram paulatinamente convertidos a essa nova religião. A dissolução da cultura viking acontece entre os séculos XI e XII. Os vários conflitos contra os ingleses e os nobres da Normandia estabeleceram a desintegração desta civilização, que ainda se encontra viva em algumas manifestações da cultura europeia.
• Mitologia Nórdica
.
Adoravam o Sol e a Lua. Acreditavam que o inferno era um lugar frio para onde eram levados os doentes e covardes. O Valhala (ou Walhalla) era a mansão dos heróis, lugar de clima ameno onde as valquírias lhe serviam hidromel. Fricco (ou Frey, O marido) era o elemento masculino do culto da terra. Magno Olsen, era o Deus do mar.
• Acreditavam que existiam ylfes, ou silfos
Odin, um dos três irmãos que criaram os seres humanos, com seus dois lobos Geri e Freki.
Landylfe: silfos da terra.
Waterylfe: silfos das águas.
Seeylfe: sylfos do mar.
Biegerfolks: anões que habitavam as montanhas.
Underjosdisk: povo que habitava o subterrâneo.
Koboldes: pequenos deuses.
Zogerdr e Irpa: gigantes que provocam as tempestades e os ventos
Loki: Deus do fogo
Odin: maior de todos os deuses, não criou o mundo, mas tinha autoridade suficiente para governá-lo.
Frigg, Frigga ou Freia: Deusa da fertilidade e da paz doméstica, mulher de Odin e mãe de Balder (uma versão germânica de Juno).
Balder: O mais belo dos deuses, morto por Hoder, deverá renascer no grand Ragnarok (crepúsculo dos deuses) para reconstruir o céu.
.
Ragnarok: o crepúsculo dos deuses, cataclisma final onde muitos homens morrerão e os velhos deuses desaparecerão para que surja uma nova criação regenerada.
.
Thor: Uma versão germânica de Hércules. Deus dos trovões.
Iord: Mãe de Thor.
Silf (a que alegra): Mulher de Thor.
.
Filhos de Thor -
Trudr: a força.
Magni: o poder.
Modi: a inteligência.
.
Odin não amava os pobres. Os guerreiros eram enterrados ou queimados com suas riquezas, exceto a parte que cabia por herança dos filhos.
Fontes
História do Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário