COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Sadomasoquismo: o masoquismo

. • Origem
.
O termo masoquismo origina-se do nome de Leopold von Sacher Masoch, novelista austríaco do século XIX. Sua obra mais famosa, Venus in Furs, descreve um caso de amor entre uma mulher dominadora e o homem que ela escraviza. Pessoas de ambos os sexos podem ser masoquistas.
.
• Características
.
O masoquista é, em geral, um indivíduo cuja personalidade se caracteriza pela ansiedade compulsiva e pela auto-flagelação. Ele despreza a si mesmo e à própria vida. Julga não merecer nada além da humilhação. Sua alegria está em ver confirmada essa opinião. Talvez seja mais fácil entender a satisfação que o sádico experimenta ao agredir alguém, do que compreender o masoquista e seu prazer na submissão. Por que alguém pode gostar de uma situação de inferioridade e desamparo?
Nas tribos e culturas exóticas a dor e a "humilhação" geralmente estão associadas aos rituais de iniciação, como por exemplo quando o indivíduo se transforma em adulto. No entanto, nesse caso a dor não é buscada por mero prazer individual, e sim como meta de superação e ascensão a uma nova categoria social.
Culpa e medo parecem ser os principais fatores das tendência masoquistas. Se um indivíduo se sente culpado em relação a seus desejos sexuais, ficará satisfeito ao ver esses desejos humilhados. O masoquista vê na sua flagelação uma penitência necessária para poder permitir-se a recompensa do prazer erótico. Aqueles que temem suas emoções, particularmente quanto ao desejo sexual, são muitas vezes incapazes de agir sem a autoridade de alguém emocionalmente mais forte. Por isso tendem a procurar relações em que sejam dominados.
.
• Teorias
.
Sigmund Freud acreditava que uma criança que assiste o ato sexual entre adultos, especialmente entre seus pais, pode tornar-se sadomasoquista quando adulto. Ela pode interpretar o ato sexual como uma forma de violência. Os castigos corporais na infância são também considerados possíveis causas de um futuro comportamento sadomasoquista.
Nas sociedades em que a passividade feminina é uma característica secular, não constitui surpresa a inclinação de mulheres para o masoquismo. A explicação para essa tendência é que as meninas são menos estimuladas a identificarem-se com qualquer atividade (qualidade de ativo). Nesse tipo de sociedade, as jovens meninas são obrigadas a reprimirem seus crescentes impulsos sexuais, pois a responsabilidade da iniciativa é geralmente atribuída ao macho.
.
• Consequências
.
O sadomasoquismo pode aflorar em diversas situações. O sadomasoquista pode ocultar suas tendência e acabar surpreendendo a esposa logo após o casamento, pedindo, por exemplo, para ser amarrado à cama. E ainda, não são raros os indivíduos capazes de praticar crueldades com seus empregados, filhos ou animais e que, ao mesmo tempo, desejam ser maltratados por seu parceiro sexual.
.
• Conclusão
.
Não há motivos para sermos preconceituosos com esse tipo de impulso erótico. Embora sejam julgados como "anormais", esses impulsos devem ser respeitados, já que dependem exclusivamente do desejo de cada indivíduo livre. E ainda, uma transa que de vez em quando é mais "quente" não causa mal a ninguém! Nenhuma mulher se transforma em uma "masoquista" só porque, às vezes, gosta de ser possuída com mais força pelo parceiro. O mesmo servindo para esse homem, que não se torna "sádico" só porque foi mais ativo na relação. Ou vice-versa!

Fontes
Artigonal – Diretório de Artigos Gratuitos
Jonatas Dornelles, Doutor em Antropologia Social

3 comentários:

  1. ja tinha lido um texto parecido mas essa ta bem mais completo

    continua assim

    ariane e lu

    ResponderExcluir
  2. eu sou praticante de bdsm e acho que é super natural um prazer nisso, afinal cada um tem seu gosto

    ResponderExcluir