COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Lacrimosa



Mundialmente conhecido por sua autêntica proposta gótica e muitas vezes criticado por seu individualismo, o Lacrimosa apresenta composições em alemão, inglês e até mesmo finlandês. Aliando a beleza da música clássica e a grandiosidade da ópera aos vocais sombrios da música gótica e à agressividade do heavy metal com uma ousadia e maturidade jamais antes vistas, a banda conquistou muito mais do que apenas góticos e headbangers.

Inspirado em Requiem, uma das melhores obras de Mozart, o Lacrimosa (que, em latim, significa banhado em lágrimas) foi idealizado pelo alemão de dupla-nacionalidade suíça Tilo Wolff em 1990.

Desprezado por todas as gravadoras às quais apresentou seu trabalho, Tilo investiu, em 1989, na criação de seu próprio selo: a Hall of Sermon, que, além de responsável por todos os álbuns do Lacrimosa, responde por nomes como Dreams of Sanity, Artrosis, Evergrey e Love Like Blood.

• Discografia

Sintetizado de forma a tornar-se mais sombrio, o pierrô é uma representação cômica da música e está presente em todos os sentimentos da banda.

Em 1989, chega às lojas alemãs o single Clamor. Com apenas duas faixas, Requiem e Seele in Not, foi o primeiro a ser publicado sob o nome Lacrimosa e esgotou-se em um espaço de tempo incrivelmente curto.

Já em 1990, é lançado o primeiro álbum de estúdio do Lacrimosa como uma verdadeira banda. Angst (Medo) traz letras dramáticas que parecem despertar e mover sentimentos; sua boa repercursão reavivou a cena gótica européia, que à época estava literalmente morta. Einsamkeit (Solidão), por sua vez, o sucessor de Angst em 1992, reafirma a ideologia do Lacrimosa em arranjos impregnados pelo clássico lirismo da poesia romântica.
Em 1993, o single Alles Lüge (Tudo Mentira) incorpora definitivamente a bateria e prepara o público para o próximo grande álbum que estaria por vir: Satura (Sacrifício aos Deuses). Com faixas como Erinnerung, que retratam a própria vida de Tilo, é o mais pessoal de toda a carreira da banda.

Durante a turnê de Satura, a finlandesa Anne Nurmi - fundadora da mítica Two Witches - foi convidada a atuar nos teclados de todas as apresentações ao vivo. A sintonia entre ela, Tilo e os músicos que o acompanhavam foi tão boa, que Anne passou a ser quase tão parte do Lacrimosa quanto o próprio Tilo.

Foi uma decisão difícil, abandonar a banda que ajudei a criar... Mas Lacrimosa era definitivamente o meu lugar.
Anne Nurmi

Schakal, single lançado em 1994, vem para provar que Anne era o que faltava.
Inferno, de 1995, traz a certeza de que algo mudou: impactante e agressivo, abre as portas para o cenário musical alemão. Além de Copycat, aclamada pela crítica e quase um hino para os fãs, o álbum traz instrumentos sinfônicos, faixas acompanhadas pela voz suave de Anne - capaz de entoar desde a nota mais delicada até os sons mais pesados - e foi o primeiro a apresentar composições em inglês.

Pouco depois, ainda em 1995 e sob o título The Clips, foram lançadas as primeiras concepções visuais para faixas de Satura, Schakal e também a clássica Copycat.
Em 1996, o single Stolzes Herz (Coração Orgulhoso) traz a sua faixa-título em duas diferentes versões. Neste mesmo ano, é com grande satisfação que Tilo recebe o Alternative Music Rock Award da revista alemã Zillo.
Porém, em 1997, Stille (Silêncio) parece reunir em um único álbum toda a evolução do Lacrimosa - da orquestração clássica às letras mais pesadas. Ainda em 1997, as músicas Stolzes Herz, Not Every Pain Hurts, Siesh du Mich im Licht? e os bastidores de suas gravações ganham vida através do vídeo Silent Clips.

Primeiro álbum contendo apenas apresentações ao vivo, Live, de 1998, é um CD duplo que transmite todo o poder da banda. Inclui, além de faixas mais antigas, a jamais antes vista Darkness - uma incrível performance solo de Tilo ao piano. Pouco tempo depois, o single Alleine zu Zweit (Juntos e Sozinhos) conta com a participação da Orquestra Sinfônica de Londres.
Uma magnífica ópera rock dividida em três atos, Elodia (em alusão à semideusa grega do amor Elodia, que é fadada ao fracasso) narra a história de um amor desde o seu início até o seu fim. Lançado em 1999, traz a belíssima Halt Mich na terceira faixa.

Em comemoração ao décimo aniversário do Lacrimosa, o DVD The Live History 2000 é uma coletânea de apresentações ao vivo de várias épocas da carreira da banda, com muitas das cenas gravadas no Wave Gothic Festival da Alemanha.
Em agosto de 2001, chega o single Der Morgen Danach (A Manhã Seguinte), cujo título refere-se ao trabalho de estúdio anterior, Elodia. Para alegria dos fãs, também em 2001, é lançado Fassade (Fachada); deste álbum veio a faixa Liebspiel, que conquistou muitos seguidores do heavy metal.
Com quatro faixas, o single Durch Nacht un Flut, de 2002, aproveitou sua ótima repercursão para servir de prenúncio ao grande lançamento do álbum Echos em janeiro de 2003. E, de fato, Echos é mais uma impecável mistura de gêneros como o gothic e o heavy metal e a música clássica, considerado pela crítica como o melhor trabalho da banda.

11º álbum de estúdio do Lacrimosa, Lichtgestalt (Criatura de Luz), de 2005, traz oito faixas escritas e arranjadas por Tilo - excetuando-se a última, Hohelied der Liebe, cuja letra é um trecho da Bíblia (mais especificamente a primeira carta de Paulo aos coríntios, capítulo 13). Alguns meses depois, o DVD Musikkurzfilme traz dez clipes de diversas faixas e um bônus exclusivo com o making off de Schakal e Copycat, enquanto o EP Lichtjahre apresenta novas versões para a faixa Lichtgestalt.
Em julho de 2007, o CD e DVD Lichtjahre relembra antigos sucessos - como The Turning Point e Malina - e a mais recente The Party is Over. Já Sehnsucht (Saudade), de maio de 2009, parece dizer muito apenas em seu título; distante de seu antecessor em relação à sonoridade, as dez faixas com guitarras agressivas e vocais pesados foram muito bem recebidas.

Estamos felizes por lançar nosso novo álbum de estúdio, cujo conteúdo emocional e música são centralizados em uma palavra - a qual, na diversidade da percepção individual, sempre permanecerá clara em sua base e então representa perfeitamente o título para este álbum: saudade.
Tilo Wolff

Após 20 anos de carreira, em 2010 foi lançado Schattenspiel (Jogo de Sombras), uma coletânea comemorativa com as inéditas Sellador e Ohne Dich ist Alles Nichta.

• Lacrimosa Brasil

Em 28 de julho de 2004, a imensa fila de fãs deu a volta no quarteirão da casa de shows Olympia (São Paulo), e a devoção dos fãs brasileiros refletiu-se não só no sorriso de Tilo mas como também em uma memorável apresentação. Mais uma vez, ao lado da banda de power metal Hammerfall, a Capital Paulista reabre os braços para o Lacrimosa.
.
Agora, em 21 de setembro de 2010, os palcos brasileiros recebem Tilo e Anne para mais uma apresentação única no Carioca Club (São Paulo).

• Conclusão

Do mais belo ao mais desprezível, o Lacrimosa busca muito mais do que a aceitação da indústria. Inspirando grandes nomes como Evanescence, Epica e Lacuna Coil e despertando sentimentos humanos, a banda prova que toda boa música pode conquistar os mais diferentes tipos de público.

Fontes
Spectrum Gothic
Die Lacrimosa Welt Blog
Gothz Newz

4 comentários:

  1. Eu gosto da maneira como eles falam de amor. É bonito, sem ser banal.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Lacrimosa é uma banda estupenda!

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Lacrimosa é exclusivo e o Tilo Wolff é um excelente compositor! O som do Lacrimosa deveria ser ouvido por todos os jovens, por todos os públicos, porque realmente são canções extremamente realistas e inspiram um sentimentalismo distinto do comum, aqui no Brasil, onde "Carnaval", "Futebol", "Coma alcoólico","Sexo desregrado", "Corrupção", enfim, a carência de cultura fazem parte dessa imunda sociedade! Então só tenho a agradecer à Luciana Nogueira pelo excelente texto e à crítica positivista em relação ao lacrimosa! Sou fã dessa dessa sensacional banda e espero sempre ter um fone de ouvido pra me isola dessa triste e lamentável sociedade... Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Lacrimosa é uma banda que expressa sentimentos e emoções musicados.Uma banda de ótima qualidade instrumental.Tilo Wolf é um excelente músico,porém penso que algumas músicas ficariam melhores no vocal de Anne Nurmi, o vocal do Tilo combina com músicas mais pesadas e agressivas.

    ResponderExcluir