Mundialmente conhecido por sua autêntica proposta gótica e muitas vezes criticado por seu individualismo, o Lacrimosa apresenta composições em alemão, inglês e até mesmo finlandês. Aliando a beleza da música clássica e a grandiosidade da ópera aos vocais sombrios da música gótica e à agressividade do heavy metal com uma ousadia e maturidade jamais antes vistas, a banda conquistou muito mais do que apenas góticos e headbangers.
Inspirado em Requiem, uma das melhores obras de Mozart, o Lacrimosa (que, em latim, significa banhado em lágrimas) foi idealizado pelo alemão de dupla-nacionalidade suíça Tilo Wolff em 1990.
Desprezado por todas as gravadoras às quais apresentou seu trabalho, Tilo investiu, em 1989, na criação de seu próprio selo: a Hall of Sermon, que, além de responsável por todos os álbuns do Lacrimosa, responde por nomes como Dreams of Sanity, Artrosis, Evergrey e Love Like Blood.
• Discografia
Sintetizado de forma a tornar-se mais sombrio, o pierrô é uma representação cômica da música e está presente em todos os sentimentos da banda.
Em 1989, chega às lojas alemãs o single Clamor. Com apenas duas faixas, Requiem e Seele in Not, foi o primeiro a ser publicado sob o nome Lacrimosa e esgotou-se em um espaço de tempo incrivelmente curto.
Já em 1990, é lançado o primeiro álbum de estúdio do Lacrimosa como uma verdadeira banda. Angst (Medo) traz letras dramáticas que parecem despertar e mover sentimentos; sua boa repercursão reavivou a cena gótica européia, que à época estava literalmente morta. Einsamkeit (Solidão), por sua vez, o sucessor de Angst em 1992, reafirma a ideologia do Lacrimosa em arranjos impregnados pelo clássico lirismo da poesia romântica.
Em 1993, o single Alles Lüge (Tudo Mentira) incorpora definitivamente a bateria e prepara o público para o próximo grande álbum que estaria por vir: Satura (Sacrifício aos Deuses). Com faixas como Erinnerung, que retratam a própria vida de Tilo, é o mais pessoal de toda a carreira da banda.
Durante a turnê de Satura, a finlandesa Anne Nurmi - fundadora da mítica Two Witches - foi convidada a atuar nos teclados de todas as apresentações ao vivo. A sintonia entre ela, Tilo e os músicos que o acompanhavam foi tão boa, que Anne passou a ser quase tão parte do Lacrimosa quanto o próprio Tilo.
Foi uma decisão difícil, abandonar a banda que ajudei a criar... Mas Lacrimosa era definitivamente o meu lugar.
Anne Nurmi
Schakal, single lançado em 1994, vem para provar que Anne era o que faltava.
Inferno, de 1995, traz a certeza de que algo mudou: impactante e agressivo, abre as portas para o cenário musical alemão. Além de Copycat, aclamada pela crítica e quase um hino para os fãs, o álbum traz instrumentos sinfônicos, faixas acompanhadas pela voz suave de Anne - capaz de entoar desde a nota mais delicada até os sons mais pesados - e foi o primeiro a apresentar composições em inglês.
Pouco depois, ainda em 1995 e sob o título The Clips, foram lançadas as primeiras concepções visuais para faixas de Satura, Schakal e também a clássica Copycat.
Em 1996, o single Stolzes Herz (Coração Orgulhoso) traz a sua faixa-título em duas diferentes versões. Neste mesmo ano, é com grande satisfação que Tilo recebe o Alternative Music Rock Award da revista alemã Zillo.
Porém, em 1997, Stille (Silêncio) parece reunir em um único álbum toda a evolução do Lacrimosa - da orquestração clássica às letras mais pesadas. Ainda em 1997, as músicas Stolzes Herz, Not Every Pain Hurts, Siesh du Mich im Licht? e os bastidores de suas gravações ganham vida através do vídeo Silent Clips.
Primeiro álbum contendo apenas apresentações ao vivo, Live, de 1998, é um CD duplo que transmite todo o poder da banda. Inclui, além de faixas mais antigas, a jamais antes vista Darkness - uma incrível performance solo de Tilo ao piano. Pouco tempo depois, o single Alleine zu Zweit (Juntos e Sozinhos) conta com a participação da Orquestra Sinfônica de Londres.
Uma magnífica ópera rock dividida em três atos, Elodia (em alusão à semideusa grega do amor Elodia, que é fadada ao fracasso) narra a história de um amor desde o seu início até o seu fim. Lançado em 1999, traz a belíssima Halt Mich na terceira faixa.
Em comemoração ao décimo aniversário do Lacrimosa, o DVD The Live History 2000 é uma coletânea de apresentações ao vivo de várias épocas da carreira da banda, com muitas das cenas gravadas no Wave Gothic Festival da Alemanha.
Em agosto de 2001, chega o single Der Morgen Danach (A Manhã Seguinte), cujo título refere-se ao trabalho de estúdio anterior, Elodia. Para alegria dos fãs, também em 2001, é lançado Fassade (Fachada); deste álbum veio a faixa Liebspiel, que conquistou muitos seguidores do heavy metal.
Com quatro faixas, o single Durch Nacht un Flut, de 2002, aproveitou sua ótima repercursão para servir de prenúncio ao grande lançamento do álbum Echos em janeiro de 2003. E, de fato, Echos é mais uma impecável mistura de gêneros como o gothic e o heavy metal e a música clássica, considerado pela crítica como o melhor trabalho da banda.
11º álbum de estúdio do Lacrimosa, Lichtgestalt (Criatura de Luz), de 2005, traz oito faixas escritas e arranjadas por Tilo - excetuando-se a última, Hohelied der Liebe, cuja letra é um trecho da Bíblia (mais especificamente a primeira carta de Paulo aos coríntios, capítulo 13). Alguns meses depois, o DVD Musikkurzfilme traz dez clipes de diversas faixas e um bônus exclusivo com o making off de Schakal e Copycat, enquanto o EP Lichtjahre apresenta novas versões para a faixa Lichtgestalt.
Em julho de 2007, o CD e DVD Lichtjahre relembra antigos sucessos - como The Turning Point e Malina - e a mais recente The Party is Over. Já Sehnsucht (Saudade), de maio de 2009, parece dizer muito apenas em seu título; distante de seu antecessor em relação à sonoridade, as dez faixas com guitarras agressivas e vocais pesados foram muito bem recebidas.
Estamos felizes por lançar nosso novo álbum de estúdio, cujo conteúdo emocional e música são centralizados em uma palavra - a qual, na diversidade da percepção individual, sempre permanecerá clara em sua base e então representa perfeitamente o título para este álbum: saudade.
Tilo Wolff
Após 20 anos de carreira, em 2010 foi lançado Schattenspiel (Jogo de Sombras), uma coletânea comemorativa com as inéditas Sellador e Ohne Dich ist Alles Nichta.
• Lacrimosa Brasil
Em 28 de julho de 2004, a imensa fila de fãs deu a volta no quarteirão da casa de shows Olympia (São Paulo), e a devoção dos fãs brasileiros refletiu-se não só no sorriso de Tilo mas como também em uma memorável apresentação. Mais uma vez, ao lado da banda de power metal Hammerfall, a Capital Paulista reabre os braços para o Lacrimosa.
.
Agora, em 21 de setembro de 2010, os palcos brasileiros recebem Tilo e Anne para mais uma apresentação única no Carioca Club (São Paulo).
• Conclusão
Do mais belo ao mais desprezível, o Lacrimosa busca muito mais do que a aceitação da indústria. Inspirando grandes nomes como Evanescence, Epica e Lacuna Coil e despertando sentimentos humanos, a banda prova que toda boa música pode conquistar os mais diferentes tipos de público.
Fontes
Spectrum Gothic
Die Lacrimosa Welt Blog
Gothz Newz
Eu gosto da maneira como eles falam de amor. É bonito, sem ser banal.
ResponderExcluirMuito bom. Lacrimosa é uma banda estupenda!
ResponderExcluirRealmente o Lacrimosa é exclusivo e o Tilo Wolff é um excelente compositor! O som do Lacrimosa deveria ser ouvido por todos os jovens, por todos os públicos, porque realmente são canções extremamente realistas e inspiram um sentimentalismo distinto do comum, aqui no Brasil, onde "Carnaval", "Futebol", "Coma alcoólico","Sexo desregrado", "Corrupção", enfim, a carência de cultura fazem parte dessa imunda sociedade! Então só tenho a agradecer à Luciana Nogueira pelo excelente texto e à crítica positivista em relação ao lacrimosa! Sou fã dessa dessa sensacional banda e espero sempre ter um fone de ouvido pra me isola dessa triste e lamentável sociedade... Beijos e obrigado!
ResponderExcluirLacrimosa é uma banda que expressa sentimentos e emoções musicados.Uma banda de ótima qualidade instrumental.Tilo Wolf é um excelente músico,porém penso que algumas músicas ficariam melhores no vocal de Anne Nurmi, o vocal do Tilo combina com músicas mais pesadas e agressivas.
ResponderExcluir