COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Privação Sensorial

Trata-se de uma nova tecnologia conhecida como Ventilação Líquida Total (VLT), líquido respirável é a ausência ou restrição dos estímulos sensoriais externos usuais aos quais o indivíduo responde. A respiração líquida é uma realidade desde 1966, quando Leland C. Clark conseguiu manter vivo um camundongo submerso dentro de uma solução de perfluorocarbono oxigenado. Em 1989, a tecnologia fez uma aparição dramática no filme O Segredo do Abismo.
.
A Ventilação Líquida Total nasceu das tentativas da medicina moderna de ajudar bebês prematuros a respirar. Depois de nove meses no útero, os pulmões humanos já estavam familiarizados com aquele meio. Com avanços modernos, a substância que antes era viscosa demais, adquiriu quase a mesma consistência da água.
A CIA trabalhou exaustivamente nesse projeto de modo a desenvolver tecnologias para as forças armadas norte-americanas. Os mergulhadores de elite da marinha descobriram que respirar oxigênio líquido no lugar das misturas gasosas habituais, lhes permitia mergulhar muito mais fundo sem risco de sentir o mal-estar da pressão.
.
Hoje em dia existem "laboratórios de experiências extremas" nos quais é possível testar esses tanques ou "Máquinas de Meditação". Mas essa descoberta também foi utilizada para outros fins... foi criada a infame técnica de interrogatório conhecida como Water boarding é altamente eficaz porque a vítima acredita mesmo estar se afogando. Uma vítima submersa em líquido respirável pode ser literalmente "afogada". O pânico associado à experiência de afogamento em si fazendo com que a vítima, nem perceba que o líquido que estava respirando era mais viscoso do que a água. Quando ele entra em seus pulmões, a pessoa em geral desmaia de medo, acordando em seguida no mais perfeito "confinamento solitário".

Anestésicos tópicos e drogas de efeito paralisante e alucinógeno eram misturados ao líquido oxigenado para dar ao prisioneiro a sensação de que ele estava totalmente separado do corpo. Quando sua mente enviava comandos para mover pernas e braços, nada acontecia. O estado de "morte" por si só já era apavorante mas a verdadeira desorientação vinha do processo de "renascimento", que, com auxílio de luzes intensas, ar frio e barulho ensurdecedor, era extremamente traumático e doloroso.




Após um punhado de "renascimentos" e afogamentos subsequentes, o prisioneiro ficava tão desorientado que não fazia mais ideia se estava vivo ou morto e contava absolutamente qualquer coisa a quem estivesse conduzindo o interrogatório.
.
Geralmente, são usados para este objetivo diversos utensilios dos quais se exemplificam:
- Vendas para os olhos
- Tampões auriculares e auscultadores de protecção para os ouvidos
- Molas e tampões para o nariz
.
Enquanto curtos períodos de privação sensorial podem ser relaxantes, a privação prolongada pode resultar em ansiedade extrema, alucinações, pensamentos extravagantes, depressão e comportamento antissocial.

Fontes
Wiki- BDSM Triskelion Portugal
O Símbolo Perdido, Dan Brown

10 comentários:

  1. Ola, gostei muito da pesquisa, se tiver alguma novidade sobre o assunto, por gentileza se poder me enviar , desde já fico agradecido

    parabens

    email: marcopaulo85@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Perfeito isso hen =D o Dan Brown é realmente o cara ... conciliar isso em suas histórias foi magnifico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei! XD adoro os livros dele! Já li quase todos! Só não tenho ninguém para debater sobre eles, quem sabe possamos formar uma espécie de clube do livro on line qualquer coisa entra em contato: vinilindo1991@hotmail.com

      Excluir
    2. ja li todos e to re-lendo O Símbol Perdido, ja q foi o primeiro q li, por isso vim dar uma olhada a respeito dos perfluorocarbos oxigenados (:

      Excluir
  3. Sim, eu também fiz esta pesquisa depois de ler o livro "O Símbolo Perdido", de Dan Brown. Realmente esta tecnologia é espantosa e o Dan Brown teve esta ideia magnífica, que ficou muito bem no livro. Alguém reparou que o que está escrito aqui é quase a mesma coisa que está escrita no livro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm comecei a pesquisar sobre esse assunto depois q li o livro q por sinal e brilhante ! eu tbm reparei , mais fazer o que ne!

      Excluir
  4. Eu reparei sim! Mas convenhamos, ele introduziu isso no livro com maestria...
    Muito bom o artigo! Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. eu li o livro e super me enterecei no assunto ! Dan Brown e o cara !

    ResponderExcluir
  6. Eu tbem fiz esta pesquisa depois de ter lido o livro "o simbolo perdido", fiquei super interessado no assunto, e achei incrivel a forma q Dan Brown introdusio este assunto, deixando os leitores curiosos a ponto de fazer pesquisas sobre o tanque de privação sensorial.

    ResponderExcluir