COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Sonhos



Immortal Dream, de Mariusz Oleszkiewicz

Da Bíblia aos poemas épicos da Índia, os mais antigos escritos da humanidade demonstram o fascínio pelo mundo peculiar dos sonhos. Na Antiguidade acreditava-se que os sonhos continham previsões sobre o futuro ou, se quem sonhava era um rei, sobre o destino de toda uma nação.

Os escritores Mary Shelley e Bram Stocker diziam que as personagens imortais de Frankstein e Drácula surgiram em seus sonhos. Dmitri Mendeleiv, químico russo do século XX, também afirmava ter visto "num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam em seus lugares como deveriam" e, após esforços infrutíferos, criou a tabela periódica como ela é hoje.

• Oniromancia

A oniromancia (do grego oniros, sonho e mancia, profecia) está entre os mais primitivos sistemas de adivinhação, e costumava ser exercida por um sacerdote, sacerdotisa ou profissional intérprete que, além de ouvir os sonhos e explicá-los, podia oferecer conselhos quanto às providências práticas a serem tomadas.

Já na lenda do rei e herói assírio Gilgamesh, escrita em tijolos de argila por volta do século VII a.C., são encontradas alusões à oniromancia. No Antigo Egito, os intérpretes moravam nos templos dedicados ao deus dos sonhos Sérapis e eram conhecidos como sábios da biblioteca mágica; para os egípcios, dormir nos templos ou à sombra de uma esfinge podia ajudá-los a receber dos deuses um sonho revelador.
Da mesma maneira, na Grécia Antiga, viajar aos templos do deus da medicina Asclépio podia ser o caminho para um sonho que diagnosticaria uma doença misteriosa e que também indicaria um tratamento para ela. No Japão medieval, por sua vez, um peregrino podia passar cem dias ou mais em um santuário fazendo orações e obedecendo a dietas restritas em busca de um sonho com respostas.

Ao longo dos séculos, a interpretação dos sonhos entrou e saiu de moda e conquistou muitos céticos. Enquanto o grego Aristóteles afirmou que o fato de os sonhos se tornarem realidade não passava de mera coincidência, o orador Cícero dizia que o povo romano estava sendo "iludido (...) por imbecilidades sem fim".

• Como os sonhos acontecem

Em uma noite de sono, o ciclo de cinco fases se repete cerca de seis vezes. Os sonhos acontecem durante a quinta e última fase de cada ciclo, chamada sono REM, e duram até 15 minutos. Nela, os músculos permanecem paralisados, as frequências cardíaca e respiratória aumentam, a pressão arterial sobe e os olhos se movimentam rapidamente em suas órbitas (daí vem o nome REM - rapid eye movement, ou movimento rápido do olho).
Embora a ciência ainda não saiba a sua função, os neurologistas dizem que os sonhos participam do processo de memorização: enquanto eles acontecem, as informações úteis do dia são armazenadas e as desnecessárias são descartadas.

• A interpretação dos sonhos

Todos os instrumentos que cortam e dividem coisas ao meio significam discórdias, revoltas e insultos...

O primeiro manual abrangente sobre os sonhos foi o Oneirocritica, de autoria do intéprete Artemidoro de Daldis, no século II d.C. Com explicações para centenas de símbolos e sonhos, o livro ocupou o posto de maior importância sobre o assunto durante mais de mil anos e ainda hoje apresenta interpretações razoáveis; outras, como a advertência de que sonhar com formigas aladas ou codornas é sinal de azar, refletem as superstições da época e não fazem mais sentido.


A revolução sobre a visão que se tinha dos sonhos, entretanto, aconteceu com a publicação de A interpretação dos sonhos, de Sigmund Freud, em 1900 (embora tenha sido finalizada em 1899, a data foi alterada para que a obra se tornasse o marco inicial do novo século).
Antes da psicanálise e de pensadores como Freud e Carl Jung, o sonho era estranho ao sonhador e este representava o simples papel de mensageiro. Depois, declarou-se que seu significado reside não naquilo que revelam sobre o mundo externo, mas sim sobre o próprio inconsciente; os sonhos exprimem impulsos primitivos, conflitos não resolvidos e os desejos mais profundos do homem, assim como todos as personagens que nele se mostram constituem aspectos de sua mente.

• Freud e o Surrealismo


Maçã Borboleta, de Vladimir Kush (1978)

O termo surrealismo, que deu nome ao movimento de vanguarda do século XX, vem do francês sur le réel, ou seja, acima do real.

Para Freud, o homem deveria libertar sua mente da lógica e dos padrões comportamentais impostos pela sociedade e dar vazão aos sonhos, visto que o inconsciente tem papel fundamental na criatividade. A arte deveria partir do irracional, porque a vida inconsciente é mais livre e verdadeira e as imagens e sensações dos sonhos não são menos importantes do que as reais.

Fontes
Nova Enciclopédia Ilustrada Ana Maria - volume 11
O Manual do Bruxo - um dicionário do mundo mágico de Harry Potter, Allan Zola Kronzek e Elizabeth Kronzek

4 comentários:

  1. Olá professor,
    Tenho notado que desde de algum tempo tenho sonhado e depois de 2-3 dias acontece, mas isto acontece só com os pesadelos... já cheguei a sonhar o mesmo pesadelo 2-3 vezes, não sendo completamente iguais, mas com o mesmo "objectivo" mas em espaços físicos diferentes. Só depois de acontecerem é que vejo que sonhei com aquilo e poderia ter evitado e sinto-me mal por isso...

    Será que existem sonhos para nos alertar para o futuro? é possível?

    Eu não sou religiosa, não creio no abstracto.

    Na filosofia isto é possível?

    ResponderExcluir
  2. Ei, olá. Em primeiro lugar, não sou professora! E talvez também não saiba responder bem a sua pergunta, mas, de qualquer maneira, penso o seguinte: por armazenar as informações do dia e de certa forma reproduzi-las nos sonhos, talvez o seu inconsciente esteja percebendo e mostrando, sob diversas metáforas, algumas coisas que você, acordada, não notou.
    Também não sou religiosa e não acredito que os sonhos relevem o futuro; acredito que são mensageiros do ego e do lado obscuro da mente. Prestar atenção neles, portanto, pode ser uma ótima ferramente de autoconhecimento - mas não se sinta mal. No fim das contas, ninguém sabe o dia de amanhã. O que se pode fazer é apenas estimar e prevenir.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu post, nos tras informações que ouvimos ou lemos e muitas vezes passa desapercebido por não entendermos seu significado ..

    Abraços
    RM

    ResponderExcluir
  4. queria saber que tecnica foi usada na pintura"Maçã Borboleta, de Vladimir Kush (1978)"

    ResponderExcluir