COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Holocausto



Judeus são transferidos após rebelião no Gueto de Varsóvia, em 1943

Antes chamados de centros de reeducação, os campos de concentração foram criados em 1933 e receberam este nome dos próprios soldados da Shutzstaffel, a SS (Esquadrão de Proteção). Em 1941, Adolf Hitler percebeu que neles estava o que ele chamava de solução final para evitar a miscigenação: com ajuda de civis simpatizantes - eficientemente instruídos pela propaganda nazista a odiar os judeus - os soldados embarcavam os "indesejáveis" nos trens.

• Guetos

Enquanto saqueavam casas, destruíam o comércio e humilhavam judeus por toda a Europa, os nazistas restauraram os guetos - bairros criados durante a Idade Média para proteger os cristãos. Neles, famílias inteiras viviam em condições subumanas: alimentação escassa (cerca de 200 kcal ao dia, o que representa apenas 10% do valor recomendado) e trabalhos forçados. Tentativas de fuga eram sumariamente reprimidas. Os guetos confinavam prisioneiros que iriam para os campos de concentração, mas muitos morriam de fome ali mesmo; os corpos em decomposição não eram retirados, o que comprometia as condições higiênico-sanitárias.

O Gueto de Varsóvia foi o primeiro a se rebelar contra as tropas de Hitler; foi criado em setembro de 1939, logo após a invasão da Polônia. O bairro era cercado por um muro de 3 metros de altura, e os 590 mil prisioneiros deram tiros e atiraram granadas contra os nazistas durante todo o mês de abril do ano de 1943. 56 mil judeus morreram.

• Campos de concentração

Ao embarcar nos trens, as famílias eram separadas e, na maioria das vezes, jamais se reencontravam. Enfileirados, até mesmo idosos, mulheres e crianças eram vistoriados pelos médicos alemães; essa revista servia para escolher os que seriam mortos imediatamente e os que viveriam por estarem aptos ao trabalho braçal.
Os que ficavam eram despidos, levados aos chuveiros e tinham os cabelos e pelos das axilas e genitálias raspados. Recebiam boné, meias, calças e um paletó com um triângulo que distinguia judeus (amarelo), estrangeiros (azul), homossexuais (rosa), prisioneiros políticos (vermelho), criminosos comuns (preto), pacifistas e religiosos contrários ao regime (violeta).
Os prisioneiros dormiam no chão ou em camas cobertas com capim dentro de barracões superlotados. Acordavam às cinco da manhã, tomavam apenas café puro e seguiam em fila para o trabalho. Nos campos onde não havia o que fazer, passavam horas executando movimentos repetitivos como tirar e colocar o boné - conduta que tinha por objetivo enfraquecer o moral dos presos. Ao meio dia, recebiam uma sopa rala com batatas diretamente sobre as mãos; alguns sortudos tinham pratos de latão.

• O pior crime do mundo


Em 1944, forças soviéticas chegaram ao campo de concentração de Lublin, na Polônia, onde encontraram cerca de 500 mil prisioneiros e mais de 1 milhão de pares de sapatos pertencentes aos judeus que ali haviam sido confinados.

Até 1941, os judeus não podiam exercer certas profissões e nem estudar em escolas públicas da Alemanha e Áustria. Durante toda a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os nazistas aprisionaram entre 7 e 8 milhões de judeus em seus 22 campos de concentração. Cerca de 6 milhões deles morreram de fome, foram fuzilados ou serviram como cobaias em experiências científicas que nunca comprovaram a superioridade da raça ariana, mas a maioria foi para as câmaras de gás.
Auschwitz, na Polônia, foi o maior campo de concentração nazista e fez cerca de 1 milhão de vítimas. Quando os soviéticos chegaram, após a derrota alemã e o suicídio de Hitler, encontraram apenas 5 mil sobreviventes em condições desumanas. Os soldados encontraram também esconderijos com pertences dos prisioneiros, como dentes de ouro arrancados à força pelos alemães.

O Holocausto deixou o mundo literalmente sem palavras: foi necessário encontrar um novo termo para explicá-lo. Em 1494, o jurista judeu Raphael Lemkin escreveu pela primeira vez a palavra genocídio, que designa o extermínio de uma raça (do grego genos). Criou, assim, um conceito que a humanidade conhecia, mas nunca havia diagnosticado: a intenção de destruir todo um grupo étnico ou religioso. Logo após o fim da guerra, em 1948, a recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU) considerou o genocídio como o pior crime do mundo.

Fontes
Coleção Grandes Impérios - volume III, Almanaque Abril
Nova Enciclopédia Ilustrada Ana Maria - volume 6

3 comentários:

  1. Bom post!
    o periodo mais interessante para estudar!
    se puder dê uma passadinha em: http://www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estarei acompanhando vosso trabalho por aqui
    também srta Luciana!
    Tenha uma Bela semana
    e até breve!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito e esta me ajudando muito em um trabalho muito obrigado !!

    ResponderExcluir