COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

O Grunge - Nirvana

.

Seattle Sound (Som de Seattle, já que foi principalmente na cidade americana de Seattle que se desenvolveu) também é conhecido como grunge, um subgênero do rock alternativo inspirado pelo hardcore punk, heavy metal e indie rock.
Traz em seu complemento músicos com aparência desleixada, despojada e aos olhos de muitos, decadente: cabelos ensebados, compridos e despenteados, tênis All Star desgastado, casaco xadrez ou de flanela, calças rasgadas e esfoladas, camisetas velhinhas, uma pose e olhar blasé em relação a tudo que o rodeia. É exatamente assim que podemos definir o estilo dos seguidores do movimento grunge.

Os temas que as bandas abordam são relacionadas à angústia, sarcasmo, apatia, desejo de liberdade, insatisfação com a sociedade, antisocialismo, desconforto com preconceito, isolamento. Com som de guitarra arrastada, usam um alto nível de distorção, vocais roucos e fortes, muitas vezes dominados por solos admitindo o lado heavy metal e o jeito punk de ser. Muitas pessoas consideram o grunge como algo que não merece fazer parte da música, um barulho horrível, com letras desconexas e artistas que não levam à sério como trabalho, completos vagabundos. Enquanto os outros levam estes mesmos, como cafonas ao extremo. Somente aqueles que ouvem de verdade, consegue sentir profudamente a mensagem que os músicos esperam passar.
Mas foi após o estouro de bandas como Nirvana e Pearl Jam que isso se tornou mais reconhecido e abrangeu o grande mercado musical. 
Atualmente, apesar de um certo declínio em sua popularidade e grande maioria das bandas que fizeram sucesso entre meados dos anos 80 e 90 estarem inativas, o grunge ainda percorre o ouvido de muitos e até mesmo consegue arrastar para si cada dia mais novos fãs.  Pearl Jam, Mudhoney, The Melvins, Hole, Soundgarden, Stone Temple Pilots e Alice in Chains, são alguns exemplos que continuam em sua carreira até os dias de hoje.

• O Corvo aprova e indica: Nirvana.



Originalmente fundada pelo vocalista e guitarrista Kurt Donald Cobain (primeiro à direita) e o baixista Krist Anthony Novoselic (último à esquerda); vários bateristas passaram pela banda, mas o que ficou mais conhecido e mais durou foi David Eric Grohl (ao meio). O Nirvana constitui o cenário grunge em Seattle e podemos dizer que é graças a esta mesma banda que tal estilo musical roda pelo mundo inteiro.
O primeiro álbum lançado através de uma gravadora independente foi Bleach (1989), e o primeiro single foi Love Buzz. Logo em seguida veio Nevermind (1991, que traria enfim a popularidade ao Nirvana. Podemos marcar grandes sucessos do álbum, como: Breed (Procriar),  Come As You Are (Seja Como Você É), Polly, Lithium, In Bloom (Florescendo), Drain You (Drenar Você), Smells Like Teen Spirit (Cheira a Espírito Adolescente), Stay Away (Fique Longe), Something In The Way (Algo no Caminho). O box-set Incesticide (1992) veio logo em seguida.
.

In Utero (1993) trouxe novas músicas que marcariam a carreira da banda: Rape Me (Estupre-me), Heart-Shaped Box (Caixa de Coração),
Dumb (Bobão) e All Apologies (Todas as Desculpas). Em 1994, um pouco antes da morte de Kurt Cobain, houve o acústico MTV Unplugged In New York, que reuniria os grandes sucessos da banda.
.
Não podemos de deixar de citar outras músicas como You Know You're Right (Você Sabe que Está Certa), que Kurt compôs durante sua passagem pelo Brasil em 1993, Marijuana (que significa maconha, em espanhol), The Man Who Sold The World (O Homem que Vendeu o Mundo), If You Must (Se Você Deve), Lake of Fire (Lago de Fogo) e Sliver (Pedaço), que também fizeram parte da apresentação em acústico no MTV Unplugged, e  About a Girl (Sobre uma Garota), que teria sido escrito para uma ex-namorada de Kurt.
Após a morte de seu principal integrante, a banda de fato, se desfez, ainda assim lançando e fazendo sucesso com suas coletâneas póstumas: From the Muddy Banks of the Wishkah (1996), Nirvana (2002), With the Lights Out (2004) e Sliver: the Best of the Box (2005).
Hoje em dia, Dave Grohl continua atuando como vocalista e guitarrista da banda Foo Fighters e baterista da Them Crooked Vultures. Krist Novoselic anunciou que lançaria um disco solo em 2005, o que até agora não foi concretizado. Mas desde 2006 é apresentador de um programa semanal de rádio em uma emissora comunitária.  


E apesar de todos os pesares, Kurt Cobain continua gravado na cabeça de muitos e é considerado um grande ícone e mestre da música. Muitos dizem que a ruína de Cobain teria se dado após seu casamento com Courtney Love (ao centro) que também é cantora, compositora, vocalista e líder da banda Hole.

O músico estava afundando no mundo das drogas e já teria tentando se suicidar, segundo Love, com uma overdose em combinação de champanhe e Rohypnol e ela teria chegado a relatar a polícia que seu marido era um suicida e que tinha se trancado em seu quarto com uma arma; foram confiscadas várias armas e pílulas, o que foi desmentido por Cobain que teria dito que se trancou no quarto para fugir de sua esposa.
Love organizou uma intervenção por causa do uso de drogas e tentativas de suicídio de seu marido, reunida com amigos e excecutivos da gravadora, o que levou Cobain a uma internação (que não durou muito, já que ele fugiu da clínica apesar de parecer normal em relação a toda situação e até mesmo contente com visita no dia anterior de sua pequena filha Frances Bean Cobain).
Na noite seguinte, ao sair para fumar um cigarro, pulou o muro de cerca de 6 metros de altura e logo em seguida pegou um avião, partindo direto para Seattle. Nos dias 2 e 3 de abril, Cobain teria sido visto em diversas localidades de Seattle e parecia estar bem, nos dias que se seguiram ele não foi visto e Courtney Love teria contratado um detetive para buscar e encontrar o desaparecido.
.
No dia 8 de abril de 1994, Kurt Donald Cobain foi encontrado morto por um eletricista, na sua casa em Lake Washington.  Ele teria se suicidado com uma arma, já que o eletriscista encontrou a mesma apontada para o queixo do músico, apesar de não terem tidos sinais de trauma. Uma alta quantidade de heroína foi diagnosticada em seu corpo, o que muitos afirmam que não precisaria ter dado um tiro em sua cabeça, já que a heroína causaria uma overdose que levaria sua morte e ele estaria tão dopado ao ponto de não ter acertado o tiro, mas foi constatado ainda assim, como suicidio. Muitos acreditam que Love teria planejado um homicídio contra Kurt. O relatório legista afirma que ele teria morrido a cerca de três dias atrás, em 5 de abril de 1994. Entretanto, até nos dias de hoje, Kurt é lembrado por todos e um luto toma conta dos fãs na data de sua morte, mas o fato é que ele sempre será lembrado como o grande ídolo, o rebelde revolucionário.  

Fontes
We Heart It
Vagalume
Wikipedia

Um comentário: