COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Em função do grande número de spam e mensagens ofensivas,
comentários anônimos infelizmente não são mais permitidos neste blog.

A respeito das críticas quanto à credibilidade das informações em nossos
artigos, vale notar que todos possuem referências bibliográficas.
Nosso principal objetivo é abordar assuntos que carecem de fontes seguras
na internet e ajudar na pesquisa de quem busca por eles.

Alucinógenos - A droga das viagens

 
Alucinógenos: grupo de drogas que age no cérebro e afeta os sentidos, causando alucinações (ver, ouvir, cheirar, sentir ou tocar coisas que não existem).

• Tipos

.
Alguns alucinógenos ocorrem naturalmente em árvores, videiras, folhas e fungos, como os cogumelos. Outros são feitos em laboratórios a partir da mistura de diferentes substâncias químicas, como o LSD. Drogas como a maconha e o ecstasy também podem causar efeitos alucinógenos quando usadas em grandes doses.


• Tolerância

A tolerância aos alucinógenos (precisar de doses cada vez maiores para sentir os efeitos) acontece rapidamente, e a tolerância a um tipo de alucinógeno, como o LSD, pode levar à tolerância a outros tipos, como os cogumelos. Porém, essa tolerância é reversível.


• Dependência

Não existe nenhuma evidência científica de dependência por alucinógenos. Isso talvez se deva justamente à alta indução de tolerância e reversibilidade desta. Se alguém começar a usar LSD diariamente, no segundo ou terceiro dia não terá qualquer efeito, mas se der uma semana de intervalo, voltará a sentir os efeitos da substância. Há poucas evidências de que exista dependência, abstinência e overdose por alucinógenos. Não há relatos de mortes causadas diretamente por alucinógenos, embora pessoas já tenham morrido por se envolverem em acidentes quando sob efeito da droga.
Os dois principais problemas do uso de alucinógenos são o risco de acidentes (muito alto, pela grande alteração da percepção do tempo e espaço e alteração do julgamento) e indução de surto psicótico (em até 2% dos casos). São bem conhecidos casos de pessoas que "foram e nunca mais voltaram" da viagem de ácido. São pessoas com pré-disposição genética. Porém não temos como saber quem tem esta pré-disposição.


• Alucinações

Os efeitos dos alucinógenos não são fáceis de prever, pois diferem de acordo com a pessoa e o momento. Os principais são mudanças na maneira de perceber as coisas por meio dos sentidos e mudanças no encadeamento dos pensamentos, o que pode incluir estranhas sensações, como a de flutuar. Algumas pessoas acham essas sensações prazerosas, enquanto outras sentem os mesmos efeitos de maneira perturbadora e desagradável.
Os efeitos começam cerca de uma hora após tomar a droga, tornam-se mais fortes após três ou quatro horas, durando cerca de 12 horas e incluem: experiências sensoriais intensas (como cores muito brilhantes e sons bastante agudos); mistura de sentidos, como ouvir cores e ver sons; mudança na percepção do tempo (os minutos podem parecer lentos como horas, ou a pessoa pode reviver momentos que ocorreram há tempos); os espaços ficam distorcidos; pensamentos intensos; mudanças emocionais; tremores; cansaço; sentir-se paralisado; pupilas dilatadas; náuseas ou vômitos; pressão sanguínea elevada; respiração rápida e mais profunda do que o normal e problemas de coordenação.


• Bad Trips

Às vezes os efeitos dos alucinógenos são predominantemente negativos, o que é comum no primeiro uso: são as chamadas bad trips (más viagens, em inglês). Os efeitos incluem: ansiedade extrema ou medo; alucinações assustadoras; pânico; medo de perder o controle ou de ficar louco e paranóia.
É perigoso misturar alucinógenos com drogas como álcool ou anfetamina, pois os efeitos das duas podem aumentar de maneira imprevisível.


• LSD

Também chamado de ácido, doce, AC e Antônio Carlos, o LSD é um poderoso alucinógeno, que pode produzir significativas mudanças na percepção, humor e pensamento. Apenas uma pequena quantidade é suficiente para causar alucinações visuais e distorções, experiência conhecida como trip. A cartela picotada é o formato mais encontrado no Brasil. Outras apresentações possíveis são os comprimidos (micropontos), formas grafitosas e gelatinosas. As sensações desagradáveis incluem medo, ansiedade e depressão e até mesmo os usuários mais experientes podem ter bad trips.
Pouco se sabe sobre esses efeitos, mas a droga pode estar relacionada com um risco maior de aborto. O uso de LSD no ano que antecede a concepção, tanto pela mulher como pelo homem, pode estar associado a má-formações congênitas.


• Os cogumelos alucinógenos



Os cogumelos capazes de produzir viagens alucinógenas são de difícil identificação. Há quatro gêneros: Psilocibe, Panaeolus, Copelandia e Amanita. Os dois primeiros gêneros são encontrados no Brasil.
Os cogumelos do gênero Amanita, em especial o Amanita muscaria, são os mais conhecidos. Eles possuem um aspecto colorido e psicodélico bastante característico. É o mais relacionado aos cogumelos alucinógenos pelo público em geral. O efeito é semelhante ao LSD, geralmente mais brando e de duração mais curta. Há alterações na percepção, principalmente de caráter visual e auditivo, além de aceleração e desorganização do pensamento. O humor pode variar de situações de grande euforia a quadros de extremo mal-estar, marcados por tristeza e medo. Falhas na avaliação da realidade por vezes podem produzir sintomas paranóicos (mania de perseguição), usualmente momentâneos e restritos ao período da intoxicação. A ingestão de cogumelos errados pode causar intoxicações graves e até mesmo fatais.


• Conseqüências de longo prazo

Cérebro - Flashbacks, ou seja, períodos em que a pessoa sente os efeitos da droga voltarem. Podem acontecer após dias, semanas ou anos, e incluem alucinações visuais. Podem durar alguns minutos e serem perturbadores. Os flashbacks podem ser desencadeados pelo uso de outras drogas, cansaço ou exercício físico. Em algumas pessoas pode aumentar o risco de problemas mentais.

Fontes
Revista Galileu. Edição 187, fevereiro de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário