.
A arte desenvolvida pela cultura egípcia refletia suas crenças fundamentais. Segundo essas crenças, a vida humana podia sofrer interferência dos deuses. Além disso, a vida após a morte era considerada mais importante do que a existência terrena. Assim, desde seu início, a arte egípcia caracterizou-se nos túmulos e nos objetos, como estatuetas e vasos deixados juntos aos mortos.
.
Também a arquitetura egípcia realizou-se sobretudo nas tumbas e nas construções mortuárias. As tumbas dos primeiros faraós eram réplicas da casa em que moravam. Já as pessoas sem posição social de destaque, eram sepultadas em construções retangulares muito simples, as mastabas, que deram origem às grandes pirâmides que viriam a ser construídas mais tarde. A palavra mastaba provém do termo maabba, que significa branco, pois à distância esse tipo de túmulo lembra o branco de uma pedra ou lama.
.
.
Esfinge de Gizé
.
No Egito antigo eram também construídas esfinges, figuras fantásticas, por exemplo, com corpo de leão e cabeça humana, cuja finalidade era guardar os túmulos.
.
Fontes
História da Arte, Graça Proência
Eu simplesmente acho a arte, a história e a cultura do Egito fascinantes! Pena que se perderam nos séculos... :/
ResponderExcluirUma cultura nunca some, apenas é esquecida por pessoas que não a entendem.
ResponderExcluir